quinta-feira, 3 de abril de 2008

Resenha

A resenha é um texto que analisa a importância de uma obra literária ou cientifica. Ela deve conter uma introdução que fale sobre o tema da obra, o problema exposto ao longo do texto e a posição do autor diante do problema. Ao longo do desenvolvimento são apresentadas todas as idéias. A conclusão é a avaliação das idéias do autor, da qualidade do texto. Na análise as informações sobre o autor e suas obras não podem se esquecidas.

Conceitos de gramatica

A gramática possui três conceitos básicos: normativa, descritiva e internalizada. A gramática normativa se assemelha as regras de etiqueta, pois os usuários devem obedecer corretamente às regras da língua de acordo com a sua influencia sócio-cultural e econômica. A descritiva mostra como a língua é usada independentemente da sua classe social. A internalizada são as regras seguidas pelos usuários da língua desde suas primeiras palavras, sem mesmo ter ido a uma escola.

Variação linguistica

A competência comunicativa dos usuários da língua é desenvolvida a partir de variedades lingüísticas. Existem dois tipos de variedades: os dialetos e os registros.
Os dialetos ocorrem em função dos usuários da língua. Existem seis dimensões de dialetos, a territorial que ocorre entre as diferentes regiões, se diferenciando na pronúncia, a social, ocorre de acordo com a classe social e é definida a partir do nível de escolaridade ou classe econômica, de idade, onde a língua é usada na maneira que a faixa etária exige, a dimensão do sexo, os homens e as mulheres se diferenciam com o plano léxico, a dimensão da geração que são os estágios do desenvolvimento da língua e o dialeto da função que são as variações da língua de acordo com a função do falante.
Os registros têm suas variações, o grau de formalismo, representa uma formalidade que se aproxima da língua padrão e culta, o modo, é entendido como a língua falada em contraposição à língua escrita, a sintonia, é o ajustamento na estruturação dos textos.
Para aqueles que conhecem e dominam as variedades lingüísticas tem tradição em considerar a variação numa escala valorativa tachando cada variedade com certo ou errado, pitorescas e até mesmo cômicas.